Você, o cliente e o sorriso

Você já percebeu quantas vezes já teve um sorriso retribuído? Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas o seu cliente com certeza já pensou e percebeu.

O sorriso transmite uma sensação de acolhimento e simpatia e, são estas também as sensações que transmitem ao cliente uma postura de abertura, que fará com que se sintam bem naquele ambiente, este é o primeiro passo para um bom atendimento.

Quando sorrimos abrimos as portas para a receptividade, quebramos o gelo e iniciamos um relacionamento de interatividade e reciprocidade, assim, como o sorriso transmite positividade, podemos dizer que são grandes as chances de termos uma conversa amigável e produtiva com o nosso cliente. São grandes as chances também de criarmos empatia nessa relação o que vai facilitar sobremaneira a compreensão das necessidades  de nosso cliente, desta forma, é bem provável que iremos satisfazê-lo.

Importante dizer que empatia é a habilidade de percebermos as reações de outra pessoa, colocando-nos no lugar desta pessoa. As pessoas percebem que estamos sendo empáticos, pois nossas reações ao que é dito são espontâneas, balançamos a cabeça afirmativamente, sorrimos e mantemos o olhar, se for nosso cliente, perceberá logo que esta sendo ouvido com atenção.

Temos que lembrar sempre que nossa maior missão é fazermos o cliente sentir-se feliz, um bom profissional de atendimento precisa praticar e fazer cumprir a missão e a forma mais simples de começar é sorrindo para o cliente, sorria com os olhos, com a boca com a os gestos, sim, sorrimos com os olhos também, não adianta escancararmos um sorriso de propaganda de creme dental e ao mesmo tempo continuarmos olhando para o monitor de vídeo ou para algum outro lugar que não seja para os olhos do cliente, se você está ocupado, cumprimente o cliente com um sorriso e pergunte se ele pode esperar um momento, a resposta será com certeza um sim, continue logo depois o atendimento a este cliente dando-lhe total atenção, é isto que o cliente deseja, sentir-se importante e exclusivo.

Tomemos cuidado também no atendimento telefônico, pois nós sorrimos ao telefone, as pessoas percebem isso claramente enquanto falamos com elas, nosso tom de voz transmite o sorriso e a sensação de receptividade mesmo que não estejamos olhando para a pessoa. Formamos uma teleimagem (imagem mental) quando estamos conversando com alguém à distancia, dependendo de como falamos ou nos comportamos as pessoas irão fazer uma imagem positiva ou negativa de nós ou da empresa.

Por isso fica a sugestão, sorria sempre, não há contraindicações.

Carlos dos Santos